Mais para nossas crianças!

Nossa História

A Entidade Fraternidade Irmã Amélia iniciou suas atividades em 01/07/1954 em um terreno de 2.374 m2, situado a Rua Nhengaibas, 356, no bairro Vila Graciosa, doado pelo seu presidente fundador Sr. Armando Gesino. Consta nos registros da Fraternidade Irmã Amélia a data de fundação em 05/05/1955 e seu presidente fundador Armando Gesino juntamente com os voluntários da época prestaram vários serviços de assistência à comunidade carente local, tais como assistência aos doentes com câncer, com abrigo na própria sede, corte de cabelo gratuito, atendimento odontológico, atendimento médico, distribuição gratuita de remédios e distribuição gratuita de sopa.

Em 07/11/1958 foi inaugurada pelo Sesi a Escola Profissionalizante Irmã Amélia, onde eram fabricados pelos alunos objetos de marcenaria. Nessa Escola havia máquinas para o aprendizado técnico.

Em 1975 passou a funcionar uma creche em outro prédio construído no mesmo terreno da sede a Creche Fraternidade Irmã Amélia para 60 (sessenta) crianças carentes da região da Vila Prudente, Vila Santa Clara e Vila Ema e também eram distribuídas cestas básicas para as famílias cadastradas em sua assistência. Em 1985 a creche passou a atender 80 crianças, a partir de 1993 passou a atender 100 crianças e de 1996 a 2009 atendeu 125 crianças, recebendo alimentação diária completa, orientações de saúde e higiene, atendimento de primeiros socorros e desenvolvendo atividades pedagógicas, culturais e de lazer. Hoje atendemos 136 crianças com faixa etária de 1 ano a 3 anos e 11 meses. Na assistência social são atendidas 80 famílias carentes recebendo uma cesta básica por mês.

A Entidade tem um convênio com a PMSP para a Creche Fraternidade Irmã Amélia e conta com a ajuda de voluntários e de colaboradores que possam contribuir para cobrir os gastos que excedem o valor mensal da verba recebida da PMSP.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do CEI Irmã Amélia atende aos seguintes princípios:
I – Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;
II – Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
III – Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas culturais.
Metas

Promover o desenvolvimento infantil em todos os aspectos: físicos, afetivo, moral e intelectual: assim como proporcionar à criança, proteção, segurança, alimentação, cultura, saúde e lazer.

Promover ambientes para que as crianças possam se desenvolver através de brincadeiras, que instiguem sua curiosidade valorizando atitudes que contribuam para uma vida saudável, que possam cuidar de si, apropriando de linguagens de seu meio sócio cultural, apreciando músicas, desenhos, contos e dramatizações.

Atividades

1. Musicalização
O trabalho com musicalização infantil na creche é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade à música, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina.

2. Artes Plásticas – Em nossas aulas de artes plásticas, as crianças reconhecem as cores e utilizam materiais como massas de modelar, massas caseiras, tintas, colas coloridas e diversos materiais de artes, propiciando às crianças o desenvolvimento da expressão artística e criatividade. O trabalho com desenho livre também é constante, onde a professora, sempre atenta, oferece estímulos para a criança desenvolver seu grafismo. Deixar a criança observar, identificar e apreciar suas próprias produções artísticas e das outras crianças através da observação e exposição das técnicas de pinturas.

3. Linguagem oral e escrita- Estimular o vocabulário da criança através de contos, histórias, poemas, notícias de jornal, informativos, versos, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, que despertem a fantasia da criança.

4. Matemática – Noção de contagem oral, quantidade, tempo e espaço em jogos, brincadeiras e músicas. Manipulação e contato com as formas geométricas, noções simples de tamanho, capacidade, formas e classificação.

5. Movimento (Educação Física) – As crianças são incentivadas a explorar os diferentes desafios oferecidos pelo espaço por meio de movimentos coordenados básicos (como andar, correr, saltar, saltitar, pular, subir, equilibrar-se, dançar, etc.) valorizando brincadeiras que envolvam simultaneamente o canto e o movimento.

6. Ciências – Estimulação dos cinco sentidos: tato, audição, visão, olfato e paladar. Desenvolver a capacidade de auto-higiene; incentivar a criança os cuidados que devemos ter com a natureza; atividades de nomear e reconhecer animais; propiciar o contato com pequenos animais e plantas; conhecimento do próprio corpo por meio do uso da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas; participação ativa das professoras e das crianças no plantio da horta na área verde da creche.

7. Projetos – As professoras desenvolvem com as crianças durante o ano os seguintes projetos:
– “Identidade, adaptação e família” com o objetivo de desenvolver a autonomia, socialização e amizade no âmbito escolar, através de atividades lúdicas;
– “ Horta”, com o objetivo de oportunizar a criação de uma horta e a responsabilidade por cuidar dela, valorizar e preservar a vida e o meio ambiente. Promover a aprendizagem de termos uma alimentação saudável;
– “ Folclore”, com o objetivo de resgatar tradições, valorizar o folclore brasileiro, brincadeiras e músicas folclóricas; “Contos de fadas”, com o objetivo de trabalhar o lúdico, envolvendo brincadeiras, dramatizações e desafiando o imaginário e estimulando a criatividade da criança. “
-“Música”, nossas crianças cantam, dançam, acompanham músicas tocadas e cantadas o que ajuda a desenvolver a percepção auditiva, o senso rítmico e a percepção temporal e espacial.

Cadastro: Segunda a sexta-feira – das 8:00 às 16:00 horas

Documentos necessários: Cópias da Certidão de Nascimento, comprovante de endereço com CEP e o CPF do responsável.